Vitamina C para combater as manchas da pele do rosto
X

Assine nossa Newsletter

Vitamina C para combater as manchas da pele

As manchas na pele fazem parte da realidade de muita gente. E uma das melhores maneiras de combatê-las é com o uso de vitamina C. Poderosa, ela tem diversas funções que ajudam a amenizar manchas solares e manchas escuras.

A melhor parte é que não existe contraindicação: qualquer pessoa, em qualquer idade e com qualquer tipo de pele pode aproveitar os benefícios dessa substância. Ainda que possa ser consumida oralmente, cremes, loções e produtos afins contêm a chamada vitamina C tópica, que, por ser bastante concentrada, age com ainda mais eficiência ao formar depósitos na pele.

Se identifica com esse problema e deseja incluir a vitamina C em seus cuidados estéticos diários? Então continue a leitura desse artigo e descubra tudo o que ela pode fazer por você.
Por que a vitamina C reduz manchas na pele?
A vitamina C é um dos mais potentes antioxidantes que atuam no combate aos radicais livres presentes na pele. Ele consegue atrasar as etapas oxidativas que fazem parte do processo de formação da melanina e, com isso, é responsável por uma ação clareadora muito satisfatória. As manchas presentes começam então a diminuir até desaparecer por completo e a prevenção contra o surgimento de novas marcas se inicia.

Contudo, é muito importante ter disciplina na aplicação. Segundo o especialista em cosmetologia Dr. Maurizio Pupo, não existe horário certo para realizar o procedimento. “A substância não é fotossensibilizante. Ou seja, pode ser usada em qualquer período do dia. E, se o creme de vitamina C for usado tanto de dia quanto de noite, o efeito será ainda melhor”, explica.

Mas eliminar manchas não é o único benefício da vitamina C para pele. Os cremes e demais produtos são desenvolvidos com o elemento para também garantir rejuvenescimento e firmeza. Esse resultado aparece devido à sua capacidade de regular a melanina e de estimular a produção de colágeno na região afetada.

Assim, a vitamina C clareia a pele, mas também trabalha para erradicar as rugas. Dr Maurizio Pupo acrescenta que, primeiro desaparecem as rugas menores e, em seguida, as maiores. “A pele vai se tornando firme, viçosa e muito mais bonita”.
Como prevenir manchas na pele?
Aplicar protetor solar com vitamina C é a primeira providência que deve ser adotada diariamente por quem deseja combater as manchas na pele. O ideal é que ele tenha pelo menos FPS 30.

A preferência deve ser sempre por produtos que oferecem 12 horas de proteção, uma vez que a incidência solar é a principal responsável por produzir radicais livres na pele e estimular as reações de oxidação que formam as marcas. É importante também evitar o sol em horários de pico e manter hábitos saudáveis, como ingerir bastante água e manter um cardápio balanceado. Evitar fumar também é fundamental, pois a ação acelera o desgaste da pele.

Dr. Maurizio Pupo ainda reforça que a substância pode ser usada por mulheres grávidas, que normalmente sofrem com esse problema durante toda a gestação. “Por ser uma substância totalmente natural, não existem restrições de uso”, afirma.

A pele oleosa pode receber a aplicação da vitamina com igual tranquilidade. As peles mais sensíveis e secas, por outro lado, devem usar e abusar das texturas mais cremosas. A indicação é sempre procurar por aqueles cremes que possuem alta concentração de vitamina C pura, que proporcionam um resultado mais rápido na pele com manchas.

Agora que você sabe como a ação da vitamina C reduz manchas na pele, não perca tempo e procure sempre bons dermocosméticos com essa substância tão importante em sua composição. Sua pele agradece o cuidado especial!

O Pure C FPS 50, novo lançamento da ADA TINA, pode fazer parte desses cuidados diários. Além de ser um creme de vitamina C em alta concentração, ainda oferece proteção solar e tem eficácia anti-idade. Ele penetra nas camadas mais profundas da pele e age com total eficácia contra rugas, manchas e flacidez. Para saber mais, basta clicar aqui.

Artigos Relacionados