Manchas causadas pelo sol, o que são e como prevenir?
X

Assine nossa Newsletter

Manchas causadas pelo sol, o que são e como prevenir?

Seja qual for a tonalidade da pele, é muito importante mantê-la protegida dos raios solares. A formação de manchas é comum devido a essa exposição, e nada mais é do que uma defesa do organismo em resposta à agressão desse contato.

Contudo, além de afetar a estética e a uniformidade da pele, ele pode se transformar em problemas maiores e de difícil solução. Portanto, é muito importante estar com o uso do protetor solar em dia, não somente para amenizar a exposição ao sol, mas também para evitar o envelhecimento precoce da pele.

Mas como as manchas solares aparecem e o que mais é possível fazer para preveni-las? Se esta dúvida também é sua, é hora de ler o artigo de hoje com atenção e colocar nossas orientações em prática para melhorar seus cuidados diários com sua pele!
Como o sol causa manchas na pele?
A parte mais importante sobre esse assunto é entender como o sol causa manchas na pele. O especialista em cosmetologia Dr. Maurizio Pupo explica: Quando o sol incide em nossa pele, ele causa dois efeitos extremamente maléficos e prejudiciais. O primeiro é a lesão do DNA de nossas células, que faz com que elas fiquem doentes. O segundo é o estímulo exagerado de produção de melanina. A soma desses fatores resulta em manchas escuras na pele, algumas dessas manchas são de difícil tratamento e conhecidas como melasma.

Os hormônios e a predisposição genética também são questões que interferem na intensidade das manchas, que geralmente se destacam pelo rosto, pescoço e colo. Por isso, é comum que gestantes e mulheres que utilizam anticoncepcionais desenvolvam o problema, especialmente entre os 20 e 50 anos de idade. Durante o tratamento das manchas, é preciso ter cuidado: basta uma mínima exposição ao sol para que elas reapareçam.
Quais são os tipos de manchas causadas pelo sol?
Existem diversos tipos de manchas causadas pela ação da radiação solar, que danifica o DNA das células e escurece pontos na pele. Os lentigos solares, por exemplo, são bastante comuns. Segundo o Dr. Maurizio Pupo, para evitá-los é fundamental priorizar a aplicação de protetor solar, se possível de hora em hora: “O lentigo solar é muito comum nas pessoas que não usam proteção solar adequada nas mãos, braços, colo e também no rosto”.

Como as células da pele estão danificadas, mais do que uma pele envelhecida e pigmentada, elas também podem se transformar em câncer de pele, também chamado de melanoma. A doença apresenta vários níveis de gravidade e, mesmo que possa ser tratada, exigirá radioterapia, quimioterapia e outros procedimentos do gênero. Por este motivo, é muito importante estar atento a manchas e pintas que fiquem mais escuras ou aumentem de tamanho.
O que fazer para preveni-las?
As orientações para evitar manchas solares e retardar o envelhecimento da pele são simples. Além do protetor solar, sempre que possível use chapéu e guarda-sol, especialmente em momentos em que a exposição longa é inevitável. Prefira sempre locais com sombra ou pouca incidência solar e, se desejar se bronzear, priorize a exposição antes das 10h após as 16h quando os raios UVA/UVB são menos intensos.

Sempre que sentir a pele em uma temperatura muito quente, faça seu resfriamento com cuidado. Para completar, mantenha em dia seus hábitos estéticos e utilize cremes à base de vitamina C, que são antioxidantes e combatem a produção de radicais livres responsáveis pela produção das marcas.

Como você pode ver, a exposição ao sol é assunto sério. Então, fique sempre atento para fornecer o máximo de proteção contra raios ultravioleta para sua pele e, caso constate alguma mudança, procure um especialista para iniciar o tratamento das manchas. Quanto antes ele for iniciado e com a ajuda de produtos recomendados especialmente para você, melhores e mais rápidos serão os resultados.

Um deles é o Biosole Oxy FPS 50, o primeiro protetor solar antipoluição e antiozônio do Brasil que previne 15 tipos de manchas. Com vitamina C concentrada em sua composição, ele ainda conta com o Difendiox, outro potente antioxidante que contribui para a redução da ação de radicais livres. Juntas, as duas substâncias previnem 15 tipos de manchas e ainda combatem o aparecimento de rugas e a flacidez. Clique aqui para saber mais!

Artigos Relacionados