QUEDA DE CABELO MASCULINO - Ada Tina
X

Assine nossa Newsletter

QUEDA DE CABELO MASCULINO

Alopecia Androgenética no Homem: O que é e como tratar!

 

A Alopecia Androgenética é uma condição hereditária considerada como a maior causa de queda de cabelo masculino. Ela se desenvolve devido à maior presença de testosterona no corpo do homem, combinada com uma maior sensibilidade dos folículos pilosos a este hormônio fazendo com que os fios se atrofiem progressivamente a partir dos 18 anos de idade.

Apesar dos hormônios masculinos atuarem no crescimento dos pelos corporais, sua ação é contrária no couro cabeludo. O excesso de testosterona causa a miniaturização progressiva dos fios que aos poucos se tornam mais finos e curtos, tendendo a cair com maior intensidade principalmente na região das têmporas e no topo da cabeça.

De acordo com números divulgados pela Expert OpinionPharmacotherapy, mais de 50% dos homens acima de 50 anos apresentam algum grau de calvície e mais de 80% dos homens acima de 80 anos já são afetados por esta doença.

 

Alopecia Androgenética: Tratamento

A Alopecia Androgenética é uma desordem dependente de fatores hormonais, criando uma relação clara entre os níveis de testosterona e a severidade da perda de cabelo.

Desta maneira, o tratamento para reverter este quadro é baseado, principalmente, em medicamentos oudermocosméticos cujo objetivo é inibir a ação da testosterona junto ao folículo piloso.

O uso de dermocosméticosna forma de shampoos e loções com açãoantiqueda comprovada e que tenham sido testadas neste tipo de alopecia para preservar o folículo piloso é uma boa alternativa, evitando que os fios de cabelo caiam sem efeitos colaterais para o paciente. Além disso, o tratamento possibilita que os fios fiquem mais fortes e cresçam com maior rapideza medida que o tratamento progride.

Mas atenção! O acompanhamento de um Médico Dermatologista é imprescindível durante todo o tratamento.

 

Artigos Relacionados