COMO EVITAR A FLACIDEZ DA PELE? - Ada Tina
X

Assine nossa Newsletter

COMO EVITAR A FLACIDEZ DA PELE?

A idade chega e com ela, a temida flacidez da pele do rosto. Segundo o farmacêutico e especialista em dermocosméticos, Maurizio Pupo, esta flacidez, ou perda de firmeza da pele, é relacionada principalmente a falta de elastina – proteína que, como o próprio nome já diz, possui propriedades elásticas e tensoras sobre a pele. O quadro tende a ser agravado também pela deficiência de colágeno, proteína de caráter preenchedor, e também do ácido hialurônico, um açúcar presente na pele em altas quantidades.  “Em falta, ambos podem estar relacionados com o avanço da flacidez cutânea, em algumas situações, até prematura”, esclarece Maurizio Pupo.

 

O que causa a flacidez da pele do rosto?

 

Apesar de caracterizar-se como uma resposta natural do organismo ao seu envelhecimento, alguns fatores externos aceleram a perda da firmeza da pele, causando a flacidez facial de maneira ainda mais intensa. O principal deles é a exposição solar, campeã em causar flacidez: os raios ultravioleta, assim como a luz azul e luz visível, são responsáveis pela produção de radicais livres – moléculas maléficas que causam o envelhecimento da pele por destruírem o colágeno e a elastina e também por diminuírem a quantidade de ácido hialurônico funcional.

 

Além disso, MaurizioPupo explica que a falta de sono adequado, o estresse intenso, a poluição e o cigarro podem comprometer a saúde da pele, contribuindo para seu envelhecimento precoce através de processos inflamatórios que levam a uma gradual perda das fibras de sustentação da pele.

 

O papel da alimentação na flacidez da pele

 

Outro fator de grande influencia na saúde e beleza da pele é a alimentação. “É através dela que obtemos todos os nutrientes fundamentais para o bom funcionamento de todos os órgãos, e não podemos esquecer que a pele também está inclusa”, explica MaurizioPupo.

 

Quando desbalanceada, a dieta alimentar pode causar carência de nutrientes essenciais. Por isso, o especialista recomenda uma alimentação rica em alimentos com antioxidantes, vitaminas e sais minerais. O ideal é consumir diariamente uma porção generosa de frutas frescas, verduras cruas, legumes e sementes, como nozes e castanhas. Substituir o arroz branco pelo arroz integral também é uma opção inteligente, além do consumo de muita aveia e trigo integral – alimentos ricos em antioxidantes e vitamina E natural.

 

Além disso, diminuir a ingestão de produtos de origem animal também é interessante, em especial da carne vermelha: dê preferencia aos peixes, uma opção saudável que substitui acarne vermelha com grandes vantagens para a saúde como um todo.

 

“A principal substancia encontrada nesta alimentação de qualidade seriam os antioxidantes, moléculas que neutralizam os radicais livres”, completa o especialista.

 

Água: uma questão importante

 

A ingestão diária de água também é importante, uma vez que a pele se hidrata através da ingestão do líquido: se você não ingere a quantidade suficiente, a pele desidrata com facilidade. “A água, por si só, não vai ajudar na firmeza da pele. No entanto, se você não ingere água, você pode desidratar e desenvolver até questões mais sérias, como problemas renais”, ressalta MaurizioPupo. Por isso, fica a dica: o ideal é ingerir, no mínimo, cerca de dois litros de água diariamente.

 

Como tratar a flacidez?

 

A flacidez da pele dorosto deve ser combatida, inicialmente, com produtos que estimulem a produção de elastina. Para isso, é importante o uso de dermocosméticos com derivados do Resveratrol, como a Delta-Viniferina. Na sequencia, seu Médico Dermatologista pode receitar o uso de produtos que estimulem a produção de colágeno ou ainda com ácido hialurônico e antioxidantes em sua composição. Além disso, é claro, não se esqueça de proteger a pele contra a radiação solar, de preferencia com um filtro solar de ação antioxidante e com ação prolongada – o produto protege a pele contra os malefícios do sol e trata as rugas e linhas de expressão.

 

Artigos Relacionados