CASPA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER - Ada Tina
X

Assine nossa Newsletter

CASPA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Tipos de Caspa

Os diferentes tipos de caspa são classificados de acordo com as características do couro cabeludo. A caspa oleosa é a mais comum e está diretamente associada à dermatite seborreica, uma patologia caracterizada pelo excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas; é caracterizada por flocos grandes e amarelados acompanhados por prurido e inflamação (vermelhidão).

Já a caspa seca ocorre nos couros cabeludos secos e normais nos quais o aparecimento da caspa está associada à inflamação que leva a descamação excessiva; é caracterizada por flocos brancos e finos. Outro tipo de caspa é a caspa resistente; é aquele tipo de caspa recidiva, que mesmo com tratamento volta a acometer o couro cabeludo.

Caspa Sensível x Tratamentos Químicos

O couro cabeludo sensível apresenta irritação, intolerância a substancias agressivas e, em muitos casos, prurido. Esta irritação pode ser desencadeada por diversos fatores como frio, vento, estresse, alterações hormonais, poluição, sabões e tratamentos químicos.

Os alisantes capilares possuem em sua composição algumas substâncias que são irritantes para a pele e que se usados incorretamente podem ocasionar em queimaduras graves couro cabeludo, além de quebra dos fios e queda de cabelo. Devido à estas características estes produtos podem levar a sensibilização dos couros cabeludos.

Caspa x Inverno

Mesmo sendo comum em todas as estações do ano é mais comum que aumente as queixas sobre o aumento da incidência de caspa no inverno. Nesta época do ano são comuns os banhos muito quentes e demorados que podem promover o aumento da secreção sebácea melhorando as condições para a proliferação do fungo.

Tratamento

O tratamento existente para os tipos de caspa são os shampoos que são específicos para cada tipo de couro cabeludo. Ou seja, para um couro cabeludo oleoso o shampoo indicado é para caspa oleosa; para um couro cabeludo sensível é indicado um shampoo que não contenha substancias irritativas. Além disso, no inverno é indicado que os banhos sejam com temperatura mais amena e que os cabelos sejam bem secos para evitar o acumulo de agua que poderia melhorar as condições para a reprodução do fungo.

Soluções da ADA TINA para você:

Amplexe Anti-Caspa Seca – Indicado para o tratamento da caspa em couro cabeludo normal a seco.

Amplexe Anti-Caspa Resistente – Indicado para o tratamento cosmético da caspa resistente.

Amplexe Anti-Caspa Sensível – Indicado para tratamento da caspa em couro cabeludo sensível.

Amplexe Anti-Caspa Oleosa – Indicado para o tratamento da caspa em couro cabeludo oleoso.

Referências

Dandruff is associated with the conjoined interactions between host and microorganisms. Nature, 24877 (2016).

Seborrheic Dermatitis and Dandruff: A Comprehensive Review. J Clin Investig Dermatol. 2015 Dec;3(2).

Identification and characterization of lipases from Malassezia restricta, a causative agent of dandruff. FEMS Yeast Res. 2015 Nov;15(7). pii: fov078.

Hiperplasia sebácea cutânea: estudo piloto para a correlação da doença com hormônios androgênios. An. Bras. Dermatol. vol.86 no.5 Rio de Janeiro Sept./Oct. 2011

http://www.sbd.org.br/caspa-causas-e-solucoes-2/

http://www.sbd.org.br/saiba-o-que-causa-e-as-formas-de-controlar-a-caspa-2/

http://www.sbd.org.br/doencas/dermatite-seborreica-2/

http://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/72/i06-infdermatite.pdf

Macagnan K. K., Sartori, M. R. K.,Castro, F. G.; SIGNS AND SYMPTOMS OF FORMALDEHYDE TOXICITY IN USERS OF HAIR STRAIGHTENERS PRODUCTS, Cadernos da Escola de Saúde, Curitiba, 4: 46-63 vol.1.

Artigos Relacionados