RUGAS NO ROSTO: ENTENDA AS CAUSAS E TRATAMENTOS - Ada Tina
X

Assine nossa Newsletter

RUGAS NO ROSTO: ENTENDA AS CAUSAS E TRATAMENTOS

 

Com o avanço dos anos e o envelhecimento da pele, a chegada das famigeradas rugas é inevitável. O fenômeno acontece devido a perda do tecido de sustentação da pele que, a medida que diminui, compromete também o preenchimento da pele – função do colágeno, uma proteína natural da pele, e do ácido hialurônico, açúcar comum no corpo humano.

 

O farmacêutico e especialista em dermocosméticos, Maurizio Pupo, esclarece que, ao longo dos anos, a pele vai apresentando microfissuras que tendem a aumentar gradualmente, transformando-se em rugas profundas, largas e compridas. Todo o processo, é claro, está relacionado também com a perda de elasticidade da pele. Ao longo do envelhecimento cutâneo, a pele ganha flacidez e perde firmeza devido a queda na produção de elastina – proteína de característica elástica, responsável pela sustentação da pele.

 

As rugas e o poder dos fatores genéticos

 

MaurizioPupo explica que as causas para a queda nos níveis de colágeno, ácido hialurônico e até mesmo da elastina estão divididas em dois grupos ou dois tipos de fatores, os chamados de fatores intrínsecos e fatores extrínsecos do envelhecimento.

 

Os fatores intrínsecos, inicialmente, estão relacionados à nossa herança genética. Nosso organismo tende a envelhecer da mesma maneira que nossos antepassados envelheceram. “Isto é uma característica genética, está em nossos cromossomos, não conseguimos muda-los”, explica o especialista. Já os fatores extrínsecos estão relacionados ao sol e ao nosso modo de vida.

 

Raios solares: O maior vilão da saúde da pele

 

Dentre os fatores extrínsecos, ou seja, os fatores externos ao nosso organismo, estão todas as ameaças do ambiente à nossa pele. A mais perigosa de todas, contudo, são os raios solares: a exposição prolongada e desprotegida ao sol e também a luz azul e luz visível causa o envelhecimento e também várias doenças de pele. O fato é que os raios solares são a principal fonte de geração de radicais livres que danificam profundamente a pele chegando até a danificar o DNA das células da pele, um dos principais fatores que levam ao desenvolvimento do câncer de pele. “Não usar o filtro solar resulta no envelhecimento precoce da pele, de uma maneira muito deselegante – a pele fica com aparência mal tratada, manchada e sem vida, isso sem contar o risco aumentado de câncer de pele”, completa MaurizioPupo.

 

Atenção aos outros cuidados com a pele

 

Entre os demais fatores extrínsecos nocivos à saúde da peleestão o cigarro, a exposição constante a poluição das grandes cidades, a má alimentação, falta de horas de sono e o estresse. Então levar uma vida equilibrada, seguir uma dieta rica em frutas e verduras sempre frescas, praticar exercícios físicos e dormir ao menos 8 horas diariamente também devem fazer parte de uma rotina de cuidados antienvelhecimento.

 

Rugas: Como tratar?

 

Segundo MaurizioPupo, o primeiro passo para proteger a pele contra o envelhecimento precoce é a foto poproteção diária. O ideal é apostar em um bom filtro solar, com 12 horas de proteção, e aplica-lo diariamente, sem exceções. Em segundo lugar, o recomendado é utilizar produtos anti-aging, como a Vitamina C, Vitamina E, Resveratrol e os antioxidantes das olivas italianas. Estas substancias neutralizam os radicais livres, moléculas maléficas e principais responsáveis pelo envelhecimento da pele.

Artigos Relacionados